SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.130 issue4Epidemiological and serological aspects of hepatitis A among children and teenagers in the city of Santos: a cross-sectional studyAssociation between maternal and fetal weight gain: cohort study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

MACHADO JUNIOR, Almiro José  and  CRESPO, Agrício Nubiato. Avaliação cefalométrica de via aérea e do osso hioide em crianças com deglutição normal e atípica: estudo de correlações. Sao Paulo Med. J. [online]. 2012, vol.130, n.4, pp. 236-241. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000400006.

CONTEXTO E OBJETIVO: Embora haja estreita relação entre respiração e deglutição, não existem estudos que avaliem a anatomia radiográfica de via aérea e sua possível correlação com a posição radiográfica do osso hioide. O objetivo deste estudo foi avaliar possível correlação da posição radiográfica do osso hioide e do espaço aéreo na radiografia lateral de crianças com deglutição atípica quando comparada com aquelas com deglutição normal. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal analítico com grupo controle em universidade pública. MÉTODOS: Por meio de análise cefalométrica em telerradiografias laterais, foi correlacionada a distância do osso hioide ao plano mandibular (MP-H) e do túber ao osso hioide (T-H) com a medida do espaço da via aérea (PAS) em dois grupos: 55 telerradiografias do grupo experimental (com deglutição atípica) e 55 telerradiografias do grupo controle (deglutição normal). Ambos os grupos incluíram indivíduos em fase de dentição mista. RESULTADOS: A variável T-H apresentou correlação estatisticamente significativa com PAS (0,0286) e a variável MP-H teve correlação significativa com a variável PAS (0,0053). Esta correlação positiva foi significativa apenas no grupo controle e não no grupo de deglutição atípica. CONCLUSÕES: Há correlação positiva entre as medidas MP-H e PAS e entre as medidas T-H e PAS somente no grupo de deglutição normal. Estas correlações não foram observadas no grupo de deglutição atípica.

Keywords : Circunferência craniana; Deglutição; Osso hióide; Orofaringe; Boca.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English