SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.130 issue4Molecular characterization of hemoglobin D Punjab traits and clinical-hematological profile of the patientsSubacute combined spinal cord degeneration and pancytopenia secondary to severe vitamin B12 deficiency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

GONCALVES, Marina de Castro Nascimento  and  BELLODI, Patricia Lacerda. Mentores também precisam de suporte: um estudo sobre suas dificuldades e recursos na escola médica. Sao Paulo Med. J. [online]. 2012, vol.130, n.4, pp. 252-258. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000400009.

CONTEXTO E OBJETIVOS: Mentores têm sido reconhecidos como elementos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes de Medicina. Entretanto, poucas investigações buscam compreendê-los em seu desenvolvimento, necessidades e dificuldades. Nosso objetivo foi investigar as percepções de um grupo de mentores sobre as dificuldades vivenciadas ao longo do tempo e os recursos utilizados para enfrentá-las. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo qualitativo e de caráter exploratório, com mentores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). No Programa Tutores, mentores acompanham e orientam alunos ao longo do curso, sendo responsáveis por grupos heterogêneos de alunos em relação ao ano acadêmico. MÉTODO: Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 14 mentores da FMUSP. RESULTADOS: Muitos mentores reconheceram como dificuldades as dúvidas iniciais com o papel, a frustração com a adesão dos alunos e a sobrecarga de tarefas do cotidiano. Para enfrentá-las, eles utilizam recursos externos, sua própria experiência de vida e o modo pessoal de abordar as situações. Uma parcela dos mentores não reconheceu dificuldades, para eles ou para os alunos. CONCLUSÕES: Como em outros programas, muitas das dificuldades percebidas pelos mentores mostram ser derivadas do próprio contexto da formação médica. Entretanto, diferentemente de outras experiências, os mentores FMUSP não se ressentem da falta de suporte para a sua função, estando este presente regularmente na estrutura e dinâmica do programa. A "dificuldade em perceber dificuldades", apresentada por alguns mentores, demanda investigações posteriores para melhor e maior compreensão.

Keywords : Tutoria; Mentores; Educação médica; Psicologia; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English