SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.130 issue5Autoimmune thyroid disease as a risk factor for angioedema in patients with chronic idiopathic urticaria: a case-control studyClinical and epidemiological characteristics of patients in the head and neck surgery department of a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

EICKMANN, Sophie Helena; MALKES, Natália Ferraz de Araújo  and  LIMA, Marília de Carvalho. Desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes pré-termo com 6 a 12 meses de vida. Sao Paulo Med. J. [online]. 2012, vol.130, n.5, pp. 299-306. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-31802012000500006.

CONTEXTO E OBJETIVO: A imaturidade dos sistemas orgânicos das crianças nascidas prematuras pode levar a dificuldades de adaptação a diferentes estímulos do ambiente. O objetivo foi comparar o desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes nascidos pré-termo (com idade corrigida) e no termo com idade entre 6 e 12 meses e investigar seus fatores associados.TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal analítico realizado no Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Pernambuco.MÉTODOS: A amostra foi constituída de 135 crianças (45 pré-termo e 90 no termo) com idade entre 6 a 12 meses. O desenvolvimento neuropsicomotor foi avaliado pelas subescalas cognitiva, linguagem e motora da Bayley III. Dados biológicos, socioeconômicos e demográficos foram coletados de prontuários médicos e por entrevistas com as mães.RESULTADOS: A média dos índices cognitivo, de linguagem e motor estava dentro da faixa de normalidade para a amostra como um todo. Não foi observada diferença significativa entre o desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo e no termo, com exceção para a comunicação expressiva, na qual os prematuros apresentaram menor índice. O desenvolvimento motor foi influenciado por fatores biológicos, e os piores desempenhos foram observados em crianças do sexo masculino, com peso ao nascer < 1500 g; índice de Apgar aos cinco minutos < 7; peso, comprimento e circunferência da cabeça-para-idade < -1 escore Z; e amamentação exclusiva por < dois meses.CONCLUSÕES: A prematuridade não influenciou o desenvolvimento psicomotor das crianças nessa população. O desenvolvimento motor foi o domínio mais afetado na amostra como um todo, especialmente devido a fatores biológicos. Investigações sobre o desenvolvimento neuropsicomotor infantil devem tentar identificar inúmeros fatores determinantes devido a sua natureza multifatorial.

Keywords : Prematuro; Fatores biológicos; Fatores de risco; Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento da linguagem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English