SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.132 issue5Natural history and surgical treatment of chordoma: a retrospective cohort studyRenal autotransplantation to treat renal artery aneurysm: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180

Abstract

JORGE, Maria Lucia da Silva Germano; COELHO, Izabel Cristina Meister; PARAIZO, Mariana Martins  and  PACIORNIK, Ester Fogel. Liderança, gestão e aprendizagem de trabalho em equipe através de projeto extracurricular para estudantes de medicina: estudo descritivo. Sao Paulo Med. J. [online]. 2014, vol.132, n.5, pp.303-306.  Epub July 29, 2014. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2014.1325685.

CONTEXTO E OBJETIVO:

Profissionalismo na medicina requer formação para o mundo globalizado. Nosso objetivo é descrever um projeto que introduz os estudantes de medicina em atividades laboratoriais, comunitárias e hospitalares, oferecendo experiência em gestão de pessoas, liderança e trabalho em equipe.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo descritivo do processo aplicado a uma escola medica filantrópica de Curitiba, Paraná.

MÉTODO:

Inclusão de práticas de gestão e liderança como parte do programa de graduação médica.

RESULTADOS:

Os grupos de trabalho eram constituídos por 15 estudantes. Após seis meses de participação, o estudante podia ser eleito como subcoordenador, responsável por gerenciar tarefas e representar a equipe junto aos setores do hospital e na comunidade. Na faculdade de medicina, frequentemente, o envolvimento dos alunos em atividades práticas restringe-se à observação, não existem demandas sobre a sua responsabilidade ou sua interação com outros alunos e atores. Entretanto, serão cobrados por isso, resultando em efeito adverso sobre todos os envolvidos. O espaço de aprendizagem aqui descrito visa preencher essa lacuna, trazendo os alunos para mais perto do cotidiano e das experiências dos profissionais de saúde.

CONCLUSÃO:

Ser médico exige, ao lado de gestão e liderança, competências transferíveis, comunicação e pensamento crítico. Atributos adquiridos pela experiência do trabalho em equipe sob supervisão qualificada do corpo docente, quando os estudantes devem desenvolver habilidades para lidar e resolver conflitos, aprender a compartilhar a liderança, preparar outras pessoas para ajudar e substituir, adotar uma abordagem baseada na mútua responsabilidade e na análise de desempenho.

Keywords : Ensino; Educação de graduação em medicina; Liderança; Educação médica; Currículo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )