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Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180On-line version ISSN 1806-9460

Abstract

KUROISHI, Rita Cristina Sadako et al. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianças com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. Sao Paulo Med. J. [online]. 2015, vol.133, n.2, pp.78-83.  Epub Sep 26, 2014. ISSN 1516-3180.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2013.7630011.

CONTEXTO E OBJETIVO:

A síndrome da respiração oral é muito comum em crianças em idade escolar, e está possivelmente relacionada a dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar. Neste estudo, investigamos memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianças com respiração nasal e oral.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

Estudo transversal analítico com grupo controle realizado em hospital universitário público.

MÉTODOS:

42 crianças (média = 8,7 anos) identificadas com respiração oral foram comparadas a um grupo controle (média = 8,4 anos) e pareadas por idade e escolaridade. Todos os participantes foram submetidos a entrevista clínica, audiometria tonal, avaliação otorrinolaringológica e avaliação cognitiva da memória operacional fonológica (números e pseudopalavras), compreensão de leitura e aritmética.

RESULTADOS:

Crianças com respiração oral tiveram desempenho significativamente inferior ao de respiradores nasais em compreensão de leitura (P = 0,006), aritmética (P = 0,025) e memória operacional para pseudopalavras (P = 0,002), mas não para números (P = 0,76).

CONCLUSÕES:

Crianças com respiração oral apresentam baixo rendimento escolar e menor memória operacional fonológica em comparação ao grupo controle. Professores e profissionais da saúde devem atentar para a associação da respiração oral com a saúde física e cognitiva das crianças.

Keywords : Respiração bucal; Memória de curto prazo; Cognição; Baixo rendimento escolar; Saúde pública.

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