SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.134 issue1The role of diagnostic laparoscopy in gynecologyInfluence of type 2 diabetes mellitus on liver histology among morbidly obese individuals. A cross-sectional study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180On-line version ISSN 1806-9460

Abstract

ALMEIDA, Renan Moritz Varnier Rodrigues de; CATELANI, Fernanda; FONTES-PEREIRA, Aldo José  and  GAVE, Nárrima de Souza. Retratações em medicina geral e interna em um indexador científico de alta visibilidade. Sao Paulo Med. J. [online]. 2016, vol.134, n.1, pp.74-78.  Epub Aug 21, 2015. ISSN 1806-9460.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2014.00381601.

CONTEXTO E OBJETIVO:

Recente aumento da frequência de retratações tem sido observado, e retratações são eventos importantes que merecem investigação científica. O objetivo do estudo é caracterizar casos de retratação na área de medicina geral e interna em banco de dados de alta visibilidade, com interesse no país de origem do artigo e no Fator de Impacto (FI) da revista que realizou a retratação.

TIPO DE ESTUDO E LOCAL:

O estudo consistiu em revisão das notas de retratação no indexador Web of Knowledge (WoK) Thomson Reuters, na área "Medicina Interna e Geral".

MÉTODOS:

As retratações foram classificadas como: plágio e duplicação, erro, fraude e problemas de autoria e, em seguida, agregadas em duas categorias: "plágio e duplicação" e "outros". Os países de origem dos artigos foram dicotomizados pela mediana do indicador "citações por artigo" (CPP), e o FI foi dicotomizado por sua mediana para a área de pesquisa "medicina interna e geral", também obtida a partir do WoK. Essas variáveis foram analisadas em tabela de contingência de acordo com os grupos CPP (alto x baixo), FI (alto x baixo) e período (1992-2002, 2003-2014). Riscos relativos (RR) e intervalos de confiança de 95% (IC 95%) foram estimados para plágio-duplicação.

RESULTADOS:

Um total de 86 notas de retratação foi identificado, com razões de retratação disponíveis para 80 delas. A probabilidade de plágio/duplicação como razão para a retração foi mais de três vezes maior para o grupo "baixo CPP" (RR: 3,4; IC 95%: [1,9-6,2]), e resultados semelhantes foram observados para a análise de FI.

CONCLUSÃO:

O estudo identificou maior incidência de plágio/duplicação nas retratações de países com menor impacto científico.

Keywords : Bases de dados bibliográficas; Bibliometria; Retratação de publicação; Má conduta científica; Fator de impacto.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )