SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.136 issue1What do Cochrane systematic reviews say about non-surgical interventions for urinary incontinence in women?Report of a rare case and review of adult intestinal duplication at the opposite side of mesenteric margin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sao Paulo Medical Journal

Print version ISSN 1516-3180On-line version ISSN 1806-9460

Abstract

CAZZO, Everton et al. Cirurgia bariátrica em indivíduos com déficits cognitivos graves: relato de dois casos. Sao Paulo Med. J. [online]. 2018, vol.136, n.1, pp.84-88.  Epub Apr 20, 2017. ISSN 1806-9460.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-3180.2016.0299071216.

CONTEXTO:

A cirurgia bariátrica tornou-se o tratamento padrão ouro para a obesidade mórbida refratária. A obesidade está frequentemente associada a certas síndromes nas quais também coexistem déficits cognitivos, entretanto, os resultados da cirurgia bariátrica nesse grupo de indivíduos ainda não foram completamente determinados.

RELATO DE CASO:

Um homem de 25 anos com síndrome de Prader-Willi, cujo quociente de inteligência (QI) era estimado em 54, foi admitido com índice de massa corporal (IMC) de 55 kg/m2, associado com intolerância à glicose. Foi submetido a uma derivação biliopancreática à Scopinaro, com evolução pós-operatória sem complicações significativas. Apresentou perda de 55% do excesso de peso um ano após a cirurgia, com resolução da intolerância à glicose, sem manifestação de desnutrição proteico-calórica. Outro paciente, homem de 28 anos com syndrome de Down, cujo QI era de 68, foi admitido com IMC de 41,5 kg/m2, associado a hipertensão arterial. Foi submetido ao bypass gástrico em Y de Roux, com evolução pós-operatória sem complicações. Apresentou perda de 90% do excesso de peso após um ano e resolução da hipertensão.

CONCLUSÃO:

A cirurgia bariátrica em indivíduos com déficits intelectuais é um tópico controverso. Existe uma tendência entre esses indivíduos de apresentar perda de peso e controle de comorbidades significativos, porém menores que os observados na população obesa geral. A gravidade do déficit intelectual pode ser considerada no processo de decisão sobre a técnica cirúrgica mais adequada. A cirurgia bariátrica é factível e segura nesse grupo de indivíduos. Porém, mais estudos são necessários para aprofundar estas observações.

Keywords : Síndrome de Prader-Willi; Síndrome de Down; Cirurgia bariátrica; Obesidade; Deficiência intelectual.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )