SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Study of the environmental effects that affect the shape of lactation curves of crossbred goats in Paraíba stateCarcass physical composition of Holstein calves fed diets with different levels of concentrate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

SIGNORETTI, Ricardo Dias et al. Características quantitativas das partes do corpo não-integrantes da carcaça animal e desenvolvimento do trato gastrintestinal de bezerros da raça Holandesa alimentados com dietas contendo quatro níveis de concentrado. R. Bras. Zootec. [online]. 1999, vol.28, n.4, pp. 875-882. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35981999000400030.

Trinta e dois bezerros da raça Holandesa, puros por cruzamento, variedade preto e branco, com, em média, 75 dias de idade e 78 kg PV inicial, divididos em dois grupos de PV de abate (grupo 1: 16 animais abatidos com 190 ± 10 kg PV e grupo 2: 16 animais abatidos com 300 ± 10 kg PV), foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, para avaliar o efeito dos diferentes níveis de concentrado das dietas sobre as características quantitativas das partes do corpo não-integrantes da carcaça e o desenvolvimento do trato gastrintestinal (TGI). Os animais foram alimentados à vontade com dietas contendo 45,0; 60,0; 75,0; e 90,0% de concentrado, na base da MS, usando-se feno de capim coast-cross (Cynodon dactylon), fubá de milho e farelo de soja, os quais constituíram dietas com aproximadamente 16% PB. A cada período de 28 dias, os animais de cada grupo foram pesados e abatidos, quando se aproximaram de PV preestabelecidos para os grupos 1 e 2. Não foram verificados efeitos dos níveis de concentrado nas dietas sobre os pesos, em valores absolutos e por 100 kg PCV, de rúmen-retículo, intestino delgado (ID), intestino grosso (IG), couro, gordura interna e comprimento do IG, para ambos os grupos. Para os animais do grupo 1, houve efeito quadrático sobre o peso do omaso, enquanto o peso do abomaso, em valores absolutos, para ambos os grupos, aumentou linearmente, em função dos níveis de concentrado nas dietas. O comprimento do ID, por 100kg PCV, dos animais de grupo 2, diminuiu linearmente com a adição de concentrado nas dietas. O peso de órgãos internos (MOI), em valores absolutos, dos animais do grupo 2, não foi influenciado, ao passo que o dos animais do grupo 1 foi influenciado pela adição de concentrado nas dietas. Os pesos da MOI, por 100 kg PCV, para os animais do grupo 1, foram influenciados, porém o peso da gordura mesentérica, em valores absolutos e por 100 kg de PCV, para os animais do grupo 2, elevou-se linearmente com aumento do nível de concentrado nas dietas.

Keywords : abomaso; bezerros holandeses; concentrado; couro; intestino; mesentério; omaso; órgãos internos; rúmen-retículo; sangue.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese