SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número6Consumo voluntário de forragem de três cultivares de Panicum maximum sob pastejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão impressa ISSN 1516-3598

Resumo

SALARO, Ana Lúcia; PEZZATO, Luiz Edivaldo; VICENTINI, Carlos Alberto  e  BARROS, Margarida Maria. Efeito da inclusão do farelo e da farinha de semente de algodão em rações para reprodutores de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). R. Bras. Zootec. [online]. 1999, vol.28, n.6, pp.1169-1176. ISSN 1516-3598.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35981999000600001.

Este experimento foi realizado para avaliar o efeito do farelo e da farinha de algodão no comportamento reprodutivo e na atividade testicular de reprodutores de tilápia do Nilo. Vinte e cinco peixes receberam dietas contendo 0; 2; 4; e 6% de semente de algodão descorticada e moída e 24,0% de farelo de algodão. O comportamento reprodutivo foi observado e a construção de ninhos, corte e desova, avaliadas. Aos 90 dias, as gônadas dos machos foram avaliadas microscopicamente. O grupo controle (farelo de algodão) obteve maior número de desovas. Os peixes alimentados com semente ou farelo de algodão, apesar de não terem apresentado o mesmo número de desovas, construíram ninhos e fizeram a corte. A análise histológica dos testículos demonstrou que a adição de 24,0% de farelo ou níveis de 2,0% ou superiores da farinha influiu na atividade testicular. O gossipol presente na farinha ou farelo de algodão teve efeito negativa nas gônadas destes animais.

Palavras-chave : comportamento reprodutivo; espermatogênese; farelo de algodão; gossipol; semente de algodão; sistema reprodutor; tilápia do Nilo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons