SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Lipase activity in the chime of three Teleostei freshwater fish author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Zootecnia

Print version ISSN 1516-3598On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

GOLDBERG, Rubens Sterental  and  OSHIRO, Lídia Miyako Yoshii. Eficiência da eletroejaculação de morfotipos machos do camarão-de-água-doce Macrobrachium rosenbergii. R. Bras. Zootec. [online]. 2000, vol.29, n.1, pp.1-5. ISSN 1516-3598.  https://doi.org/10.1590/S1516-35982000000100001.

RESUMO - O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicabilidade da técnica de eletroejaculação para manejos de inseminação artificial, bem como o potencial ejaculatório de cada um dos tipos morfológicos de machos adultos do Macrobrachium rosenbergii. Estímulos elétricos foram aplicados em 48 exemplares de camarão-de-água-doce, recém capturados em viveiros de engorda, para melhor compreensão do comportamento reprodutivo de cada um: os de quela azul (BC), sexualmente ativos e dominantes; os de quela laranja (OC), sexualmente inativos; e os pequenos (SM), com comportamento oportunista, os quais somente realizam a cópula, caso a corte da fêmea tenha sido previamente realizada por um macho BC. Não houve diferença entre as freqüências de ejaculação observadas para machos OC e BC, que foram 85 e 100%, respectivamente, demonstrando que os primeiros possuem potencial fisiológico para a cópula. A freqüência de 46,2%, nos testes de eletroejaculação bem sucedidos para os indivíduos SM, foi mais baixa em relação aos outros dois morfotipos. A freqüência de 79,2% de ejaculações, obtida entre o total de animais usados, demonstrou o potencial dessa técnica para a obtenção de espermatóforos em quantidade suficiente para a manutenção de fêmeas ovadas em épocas de baixas temperaturas.

Keywords : ejaculação; inseminação artificial; Macrobrachium rosenbergii; morfotipo; espermatóforo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License