SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Efeito do grupo genético e heterose na terminação de vacas de descarte em confinamentoEfeitos do estresse térmico nas concentrações plasmáticas de progesterona (P4) e estradiol 17-b (E2) e temperatura retal em cabras da raça Pardo Alpina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

TEIXEIRA, Nilson Milagres et al. Efeito do ajustamento da produção de leite para período de serviço anterior sobre os valores genéticos de bovinos da raça Holandesa. Rev. Bras. Zootec. [online]. 2001, vol.30, n.2, pp. 383-387. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982001000200013.

Registros de produção e reprodução de 6.877 lactações de 4.673 vacas foram usados para se determinar o efeito do ajustamento para período de serviço anterior em avaliações genéticas. Os valores genéticos previstos para produção de leite em kg foram calculados usando-se três modelos: Modelo 1 - sem correção para período de serviço, com os efeitos fixos de rebanho-ano-estação de parto, grupo genético (1-PO, 2-PC), idade ao parto como covariável até 2º grau e os efeitos aleatórios de animal, meio permanente e erro; Modelo 2 - mesmo anterior com a inclusão de período de serviço anterior; Modelo 3 - mesmo que o modelo 1, com as produções padronizadas para 100 dias de período de serviço anterior, por meio de fatores de ajustamento. Os valores genéticos previstos obtidos para cada modelo foram comparados. Vacas entre as 2% melhores apresentaram, em média, mudanças de nove e onze posições, respectivamente, quando os modelos 2 e 3 foram usados, comparadas com suas ordens obtidas com o modelo 1. Além disso, oito e onze vacas foram excluídas da relação das 2% melhores quanto aos seus valores genéticos para produção de leite, quando avaliadas, respectivamente, pelos modelos 2 e 3. As confiabilidades dos valores genéticos previstos obtidos usando-se os três modelos foram semelhantes. As correlações de ordem entre os valores genéticos estimados, tanto para vacas quanto para touros, para todos os modelos foram próximas de um. Portanto, o ajustamento para período de serviço anterior não alterou a ordem dos animais nesta avaliação genética na raça Holandesa no Estado de Minas Gerais.

Palavras-chave : ajustamento; período de serviço; produção de leite; raça Holandesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português