SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Carcass and meat characteristics of steers of different genetic groups fed in feedlot with different proportions of oat grain and sorghum grain in the concentrateProductive aspects of the brown Swiss Breed in Brazil: Adjustment factors, milk and fat yields, and genetic parameters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

SILVA, Iran J.O. da et al. Efeitos da climatização do curral de espera na produção de leite de vacas holandesas . R. Bras. Zootec. [online]. 2002, vol.31, n.5, pp. 2036-2042. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982002000800019.

O presente estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar os efeitos da climatização de ambientes em condições de pré-ordenha na produção de leite. O experimento foi realizado na fazenda experimental do Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, SP, durante doze dias consecutivos do verão de 1999. Foram analisados os efeitos do sistema de resfriamento evaporativo (SRE), por nebulização, no curral de espera. Utilizaram-se doze animais da raça holandesa, divididos em dois grupos de seis animais, onde apenas o segundo grupo foi submetido ao sistema de climatização. Os dados ambientais foram registrados no horário das ordenhas, ou seja, às 7 e 15 h. Para avaliação dos dados ambientais utilizaram-se os índices de conforto térmico: índice de temperatura de globo (WBGT), índice de temperatura e umidade (THI) e índice de carga térmica radiante (CTR). As respostas fisiológicas, como freqüência cardíaca e respiratória, temperatura retal e produção de leite também foram consideradas variáveis de resposta. Conclui-se que o efeito do resfriamento do ambiente é mais significativo no horário da segunda ordenha (15 h), quando comparado ao da primeira (7 h), melhorando as condições de conforto térmico no curral de espera, refletindo em um aumento de 7,28% na produção de leite, além de promover redução na frequência respiratória e cardíaca.

Keywords : conforto térmico; leite; resfriamento evaporativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese