SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Carcass and meat qualitative aspects of young braford males, weaned at 72 or 210 daysNet protein and energy requirements for growth of santa gertrudis young bulls fed high concentrate diets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

ANDRADE, Dulciene Karla Bezerra de et al. Digestibilidade e absorção aparentes em vacas da raça holandesa alimentadas com palma forrageira (Opuntia ficus-indica mill) em substituição à silagem de sorgo (Sorghum bicolor (L.) moench). R. Bras. Zootec. [online]. 2002, vol.31, n.5, pp. 2088-2097. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982002000800024.

Foi avaliado o efeito de quatro níveis (0, 12, 24 e 36%) de palma forrageira em substituição à silagem de sorgo, na ração de vacas da raça holandesa em lactação, sobre a digestibilidade aparente da matéria seca (DAMS), da matéria orgânica (DAMO), da proteína bruta (DAPB), do extrato etéreo (DAEE), da fibra em detergente neutro (DAFDN), da fibra em detergente ácido (DAFDA), dos carboidratos totais (DACHT) e dos carboidratos não-fibrosos (DACNF), o teor de nutrientes digestíveis totais (NDT) e os coeficientes de absorção aparente de cálcio (Ca), fósforo (P), potássio (K) e sódio (Na). Foram utilizadas oito vacas, com peso médio de 590 kg e produção média de leite de 27 kg/dia, distribuídas em dois quadrados latinos simultâneos (4x4), sendo quatro animais, quatro períodos e quatro níveis de inclusão de palma na ração. A inclusão de palma forrageira na dieta influenciou a digestibilidade aparente de todos os nutrientes, sendo descrito por função quadrática. Foi possível estimar por intermédio desta função um teor máximo de NDT de 77,43% para utilização de 16,51% de palma na dieta. O aumento nos teores de CNF e a redução da FDN das rações foram responsáveis pelo comportamento quadrático na digestibilidade dos nutrientes. As absorções aparentes de Ca, P e Na foram influenciadas quadraticamente com o aumento dos níveis de palma na ração, enquanto o K aumentou linearmente. A relação Ca:P que proporcionou a melhor absorção desses elementos minerais foi de 1,9:1.

Keywords : carboidratos não-fibrosos; fibra em detergente neutro; matéria seca; mineral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese