SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue5Net protein and energy requirements for growth of santa gertrudis young bulls fed high concentrate dietsPerformance of sheep fed tropical grass hay based diets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

BERNDT, Alexandre et al. Milho úmido, bagaço de cana e silagem de milho em dietas de alto teor de concentrado: 2. composição corporal e taxas de deposição dos tecidos. R. Bras. Zootec. [online]. 2002, vol.31, n.5, pp. 2105-2112. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982002000800026.

Comparou-se o efeito do grão de milho colhido seco (87% MS) ou ensilado úmido (70% MS ), associado à silagem de planta de milho (20% MS da dieta) ou bagaço de cana de açúcar (12% MS da dieta), sobre a composição corporal e taxas de deposição dos componentes químicos corporais em 32 tourinhos Santa Gertrudis com idade média de dez meses e peso inicial médio de 245 kg. Os animais foram mantidos em baias individuais parcialmente cobertas por 124 dias , após adaptação de 33 dias. Quatro animais foram abatidos ao final da adaptação para determinação da composição inicial. Os outros 28 animais foram distribuídos nos quatro tratamentos. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso em arranjo fatorial 2x2 (dois volumosos x dois processamentos do milho grão), e testados os seguintes tratamentos: silagem de milho + milho úmido (Si-MU); silagem de milho + milho seco (Si-MS); bagaço cru + milho úmido (Ba-MU) e bagaço cru + milho seco (Ba-MS). Não houve interação entre volumoso e processamento do milho para nenhuma variável avaliada. Na comparação de volumosos, a silagem de planta de milho foi superior ao bagaço para ganho de peso vazio, taxa de deposição dos tecidos e de energia. O milho úmido aumentou o teor de gordura, a taxa de deposição de lipídeos e o teor de energia no ganho de peso. Estes resultados são consistentes com os dados de desempenho, demonstrando que a silagem de grão de milho aumentou o teor de energia líquida. Os resultados também sugerem que o bagaço de cana propicia um ambiente ruminal pior para o desempenho do animal que aquele obtido com uso da silagem de planta inteira de milho.

Keywords : bagaço de cana; composição corporal; eficiência energética; exigências; milho de alta umidade; tourinhos Santa Gertrudis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese