SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue5Morphophysiological and agronomic characterization of Paspalum dilatatum Poir. biotype Virasoro and Festuca arundinacea Schreb: 2. Forage availability and nutritive valuePath analysis for seed production in red clover (Trifolium pratense L.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

LAVRES JUNIOR, José  and  MONTEIRO, Francisco Antonio. Perfilhamento, área foliar e sistema radicular do capim-Mombaça submetido a combinações de doses de nitrogênio e potássio. R. Bras. Zootec. [online]. 2003, vol.32, n.5, pp.1068-1075. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982003000500006.

Conduziu-se um experimento em casa-de-vegetação no período de novembro de 2000 a fevereiro de 2001 com o objetivo de avaliar os efeitos de combinações de doses de nitrogênio (N) e potássio (K) quanto ao perfilhamento, área foliar e comprimento e superfície total e específica do sistema radicular de Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça. Foi empregado um esquema fatorial 5² incompleto, perfazendo um total de 13 combinações das doses de N e K, as quais foram distribuídas segundo o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. As plantas foram colhidas aos 36 dias após o transplante das plântulas e aos 29 dias após o primeiro corte, procedendo-se nesta ocasião, a separação das raízes da sílica, sendo em seguida lavadas. Os resultados evidenciaram interação significativa entre as doses de N e K na área foliar em ambos os cortes, no número de perfilhos por ocasião do segundo corte e no comprimento total e na superfície total de raízes. As doses de N e K tiveram influência significativa no perfilhamento do capim-mombaça por ocasião do primeiro corte. O comprimento radicular específico e a superfície radicular específica foram significativamente influenciados tanto pelo suprimento de N como de K.

Keywords : comprimento radicular específico; comprimento radicular total; Panicum maximum; raiz; superfície radicular específica; superfície radicular total.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License