SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue5Tillering, leaf area and Mombaçagrass root system in response to nitrogen and potassium combinationsAgronomic characteristics and chemical composition of eight sorghum hybrids [Sorghum bicolor (L.) Moench] author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

MONTARDO, Daniel Portella; DALL'AGNOL, Miguel; CRUSIUS, Andréa Facchini  and  PAIM, Nilton Rodrigues. Análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho (Trifolium pratense L.). R. Bras. Zootec. [online]. 2003, vol.32, n.5, pp. 1076-1082. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982003000500007.

O trevo vermelho é uma leguminosa forrageira de clima temperado que apresenta bom potencial de produção de matéria seca e qualidade de forragem, sendo indicado para complementar a dieta dos animais durante a estação fria do ano no sul do Brasil. O objetivo do trabalho foi, por meio da realização de uma análise de trilha para rendimento de sementes em trevo vermelho, obter informações básicas para utilização em programas de melhoramento e/ou estratégias de manejo que levem à maior produção de sementes e, conseqüentemente, maior ressemeadura natural, proporcionando condições para maior persistência da espécie na pastagem. Foram analisadas as seguintes características: rendimento de sementes, número de hastes por planta, número de inflorescências por planta, número de inflorescências por haste e peso de mil sementes. A variável que mais se correlacionou com o rendimento de sementes foi o número de inflorescências por planta (r = 0,710), sendo que essa correlação se deu praticamente apenas pelo efeito direto da mesma. As demais variáveis apresentaram menores valores de correlação com o rendimento de sementes (r entre 0,175 e 0,578), com efeitos diretos reduzidos ou negativos sobre essa última característica. Portanto, o número de inflorescências por planta mostrou-se como a principal característica a ser considerada na busca de maior produção de sementes em trevo vermelho.

Keywords : forrageiras; melhoramento genético; pastagem; persistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese