SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue5Least squares and mixed model to access the estimate of direct response to selection in Nelore experimental herdsEstimation of genetic parameters for probability of pregnancy at 14 months and hip height in Nelore beef cattle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

SANTORO, Kleber Régis; BARBOSA, Severino Benone Paes  and  HOLANDA, Mônica Calixto Ribeiro de. Modelos de predição da natimortalidade em suínos. R. Bras. Zootec. [online]. 2003, vol.32, n.5, pp. 1131-1140. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982003000500013.

Analisaram-se 335 dados de partos e leitegadas, pertencentes a 102 fêmeas Large White, nascidos entre 1985 e 1996, nas estações de setembro a fevereiro e março a agosto, na cidade do Recife, Estado de Pernambuco. O objetivo foi comparar equações de regressão para predição da natimortalidade. Utilizaram-se os modelos com transformação angular (TA), modelo linear generalizado (MLG) com distribuição binomial e ligação logit (BL), MLG com distribuição Poisson e ligação log (PL), MLG misto com distribuição binomial e ligação logit (BLM) e MLG misto com distribuição Poisson e ligação log (PLM). Foram considerados nos modelos os seguintes fatores: peso médio dos leitões ao nascimento em quilos (P), idade da mãe ao parto em anos (I), número de machos nascidos (M) e fêmeas nascidas (F). Os critérios para a seleção do melhor modelo foram a capacidade de predição e a análise de resíduos. O melhor modelo foi o MLG com distribuição binomial e função de ligação logit com as variáveis idade da mãe em anos, número de machos nascidos e número de fêmeas nascidas.

Keywords : equação de regressão; modelo linear generalizado; natimortalidade; suínos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese