SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue6Estimation of genetic parameters for weight in different ages in Tabapuã cattlePerformance of feedlot finished steers from advanced generations of rotational crossbreeding between Charolais and Nellore author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

FACO, Olivardo; LOBO, Raimundo Nonato Braga; MARTINS FILHO, Raimundo  and  LIMA, Francisco de Assis Melo. Idade ao primeiro parto e intervalo de partos de cinco grupos genéticos Holandês x Gir no Brasil. R. Bras. Zootec. [online]. 2005, vol.34, n.6, pp. 1920-1926. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982005000600016.

Tendo em vista a grande importância dos bovinos mestiços Holandês x Gir (H x G) nos sistemas de produção de leite no Brasil e a íntima relação entre a reprodução e a produtividade destes sistemas, foram obtidos registros de partos e datas de nascimento junto à Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, no intuito de avaliar o desempenho reprodutivo de vários grupos genéticos HxG. Os dados, num total de 2.600 registros de idade ao primeiro parto (IPP) e 3.763 de intervalos de partos (IDP), foram analisados por meio do procedimento GLM do pacote estatístico SAS (1999). As comparações do desempenho dos grupos genéticos foram feitas por meio de modelos classificatórios incluindo o efeito de grupo genético. Foram feitas estimativas dos efeitos genéticos, isto é, da diferença aditiva entre Holandês e Gir, do efeito de dominância e do efeito epistático aditivo x aditivo, utilizando-se modelos de regressão. O grupo meio-sangue apresentou desempenho superior, ou seja, menores IPP e IDP. Foi observada tendência de elevação do IDP com o aumento da proporção de genes da raça Holandesa. O efeito de dominância influenciou significativamente as duas características estudadas, enquanto o efeito de interação epistática do tipo aditivo x aditivo influenciou significativamente apenas a IPP. Os resultados indicaram que a perda de interações epistáticas favoráveis contribuiu para a alta IPP no grupo 5/8 Holandês.

Keywords : cruzamentos; efeitos epistáticos; Girolando; heterose; desempenho reprodutivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese