SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Effect of arachidonic acid supplementation and cyclooxygenase/lipoxygenase inhibition on the development of early bovine embryosAnalysis of the growth curve of Santa Ines sheep índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Zootecnia

versión On-line ISSN 1806-9290

Resumen

RUAS, José Reinaldo Mendes et al. Influência da freqüência de ordenhas diárias sobre a eficiência produtiva de vacas mestiças Holandês-Zebu e o desempenho dos seus bezerros. R. Bras. Zootec. [online]. 2006, vol.35, n.2, pp. 428-434. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982006000200013.

Verificou-se a influência do número de ordenhas diárias sobre a produção de leite, a duração da lactação, a incidência de mastite e o desempenho dos bezerros. Foram utilizadas 63 vacas primíparas e multíparas mestiças (Holandês-Zebu) com boa condição corporal ao parto, distribuídas ao acaso, por meio de sorteio, em três grupos experimentais com número igual de repetições, representadas pelo número de ordenhas diárias: vacas ordenhadas uma vez por dia; vacas ordenhadas duas vezes ao dia; vacas ordenhadas alternadamente a cada 14 dias, uma ou duas vezes ao dia. A saúde da glândula mamária não foi influenciada pela diminuição do número de ordenhas diárias. Não houve efeito do número de ordenhas sobre o desempenho dos bezerros, mesmo daqueles submetidos a uma mamada diária. A duração da lactação não foi influenciada pela adoção de duas ordenhas diárias. A adoção da segunda ordenha diária aumentou em 24,54% a produção de leite de vacas com potencial produtivo para 2.500 a 2.800 L por lactação.

Palabras llave : Bos taurus x Bos indicus; ganho de peso; número de ordenhas; peso do bezerro; produção de leite.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués