SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Nitrogen and sulphur for productive characteristics of signalgrass from degrading pasture areaForage yield and chemical composition of pearl millet varieties (Pennisetum glaucum (L.) R. BR.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Zootecnia

Print version ISSN 1516-3598On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

CAUDURO, Guilherme Fernandes et al. Variáveis morfogênicas e estruturais de azevém anual (Lolium multiflorum Lam.) manejado sob diferentes intensidades e métodos de pastejo. R. Bras. Zootec. [online]. 2006, vol.35, n.4, pp.1298-1307. ISSN 1516-3598.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982006000500007.

Um experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar a influência de intensidades e métodos de pastejo nas características morfogênicas (taxa de elongação de folhas, taxa de surgimento de folhas, tempo de vida da folha) e estruturais (número de folhas verdes, comprimento de folhas e densidade populacional de perfilhos) de azevém em dois ciclos de avaliação. Os tratamentos experimentais consistiram de duas intensidades e dois métodos de pastejo (contínuo e rotacionado), em um delineamento em blocos completamente casualizados, em arranjo fatorial com quatro repetições. Foram marcados 30 perfilhos por unidade experimental. As intensidades de pastejo foram responsáveis pelas diferenças encontradas na taxa de elongação de folhas (intensidade baixa resultou em maior taxa de elongação) e nas características estruturais (intensidade baixa resultou em menor densidade populacional de perfilhos, maior comprimento e maior número de folhas vivas por perfilho). Os métodos de pastejo influenciaram as características morfogênicas (o pastejo contínuo resultou em maior taxa de elongação de folhas, mais alta taxa de surgimento e maior tempo de vida das folhas no primeiro ciclo de observação) e estruturais (o pastejo contínuo resultou em maior densidade populacional de perfilhos). Observou-se interação intensidades de pastejo x ciclos de avaliação. A forma de condução do processo de desfolhação, por meio do controle de intensidades e métodos de pastejo, afeta as características morfogênicas e estruturais da pastagem.

Keywords : estrutura da pastagem; morfogênese; oferta de forragem; pastejo contínuo; pastejo rotacionado; perfilhos marcados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License