SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4Estimação da digestibilidade do extrato etéreo em ruminantes a partir dos teores dietéticos: desenvolvimento de um modelo para condições brasileirasCaracterísticas quantitativas da carcaça de cordeiros deslanados Morada Nova em função da relação volumoso:concentrado na dieta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

DETMANN, Edenio et al. Estimação da digestibilidade dos carboidratos não-fibrosos em bovinos utilizando-se o conceito de entidade nutricional em condições brasileiras. R. Bras. Zootec. [online]. 2006, vol.35, n.4, pp. 1479-1486. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982006000500030.

Objetivou-se neste estudo estimar a fração aparentemente digestível dos carboidratos não-fibrosos (CNF) a partir dos teores dietéticos em bovinos com base no conceito de entidade nutricional. O banco de dados utilizado foi constituído de 167 observações experimentais (57 obtidas de dois experimentos com vacas em lactação e 110 de três experimentos com bovinos em crescimento e terminação). O banco de dados foi aleatoriamente dividido em dois subgrupos, o primeiro utilizado para estimação de parâmetros e o segundo, para validação de equações. Ajustaram-se equações de regressão pelo teste de identidade de modelos por meio de variável indicadora para diferenciação entre categorias animais. O coeficiente de digestibilidade verdadeiro dos CNF (0,9507) não diferiu entre as categorias animais. Verificou-se superioridade da fração metabólica fecal para vacas em lactação. Essa porção mostrou-se não relacionada ao teor dietético de CNF (CNF%) quando expressa como percentual da dieta. Assim, para animais em condições de alimentação ad libitum, o teor de CNF aparentemente digestíveis (CNFad%) pode ser estimado pelas equações: CNFad% = 0,9507CNF% - 5,72 para vacas em lactação; e CNFad% = 0,9507CNF% - 5,11 para bovinos em crescimento e terminação. O processo de validação indicou similaridade entre valores preditos e observados de CNFad%. O teste de entidade nutricional fornece estimativas não-viesadas para CNFad%.

Palavras-chave : equações somativas; digestibilidade aparente; NDT; sistema NRC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português