SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número4  suppl.Produção de novilhos superprecoces em pastagem de aveia e azevém submetida a diferentes alturas de manejoDesempenho e características das fibras musculares esqueléticas de cordeiros nascidos de ovelhas que receberam suplementação alimentar em diferentes períodos da gestação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

LEITE, Denyse Maria Galvão et al. Comportamento de suínos submetidos a diferentes sistemas de pastejo em pastagem de trevo-branco. R. Bras. Zootec. [online]. 2006, vol.35, n.4, suppl., pp. 1774-1779. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982006000600027.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar o comportamento de suínos submetidos a diferentes sistemas de pastejo (contínuo, alternado e rotativo) em pastagem de trevo-branco (Trifolium repens L.) com livre acesso à ração. Foram utilizados 36 suínos machos, castrados, em fase de terminação, com peso médio de 80 kg. As atividades comportamentais (ingerir ração, pastejar, beber água, ficar em pé, deitar, sentar, caminhar, urinar, defecar, brincar, coçar, fuçar e cavar o solo) foram registradas por meio de observações visuais durante três dias consecutivos, das 7 às 18h. As observações foram feitas a cada 10 minutos, registrando-se o número de animais e suas respectivas atividades em cada sistema de pastejo. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três tratamentos e três repetições. Deitar, beber água, ingerir ração, pastejar e caminhar foram as atividades mais freqüentes, independentemente dos sistemas de pastejo estudados. Suínos criados em pastejo alternado ingeriram ração com maior freqüência que os criados em pastejo contínuo e rotativo. No primeiro dia de observação, suínos em pastejo contínuo e rotativo apresentaram maior freqüência de pastejo que aqueles em pastejo alternado. Suínos em pastejo contínuo e rotativo apresentaram atividades comportamentais semelhantes. O comportamento de suínos em fase de terminação foi influenciado pelo sistema de pastejo.

Palavras-chave : criação de suínos a campo; forragem; suínos em terminação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português