SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Yield and chemical composition of chopped tropical grass haysMorphogenetic and structural traits and herbage production of marandugrass under intensities and frequencies of defoliation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Zootecnia

Print version ISSN 1516-3598On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

CANDIDO, Magno José Duarte et al. Fluxo de biomassa em capim-tanzânia pastejado por ovinos sob três períodos de descanso. R. Bras. Zootec. [online]. 2006, vol.35, n.6, pp.2234-2242. ISSN 1516-3598.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982006000800006.

Avaliou-se o fluxo de biomassa em Panicum maximum cv. Tanzânia pastejado por ovinos com três períodos de descanso (PD), definidos pela expansão de 1,5; 2,5 e 3,5 novas folhas por perfilho, em um delineamento inteiramente casualizado, com duas repetições (piquetes). Estimaram-se as taxas de alongamento de lâmina foliar total (TAlF), de senescência de lâminas foliares remanescentes do pastejo anterior (TSFA), de senescência das novas folhas formadas no PD (TSFP) e de senescência total (TSFT=TSFA+TSFP), a taxa de alongamento das hastes (TAlH), a razão entre as TAlF das folhas 1 e 2 (razão TAlF1/TAlF2), a densidade populacional de perfilhos (DPP), o filocrono e as taxas de crescimento (TCC) e de acúmulo (TAC) da cultura. A razão TAlF1/2 não foi afetada pelos PD, mas reduziu ao longo dos ciclos na pastagem sob PD 3,5. A TAlF não foi afetada pelos PD. A TAlH, a TSFA e a TSFT na pastagem sob PD 1,5 foram menores que nas demais. Houve TSFP somente na pastagem sob PD 3,5. O filocrono da pastagem sob PD 1,5 foi superior ao observado nas demais. A densidade populacional de perfilhos (DPP) da pastagem sob o PD 2,5 foi similar à verificada na pastagem sob PD 1,5 e superior à verificada sob PD 3,5. Houve redução na DPP ao longo dos ciclos na pastagem sob PD 3,5. As taxas de crescimento (TCC) e de acúmulo (TAC) foram superiores na pastagem sob PD 2,5. O prolongamento do PD elevou as TAlH e TSFT e reduziu a DPP e a TAC. Portanto, o PD do capim-tanzânia pastejado por ovinos não deve exceder o tempo necessário à expansão de 2,5 novas folhas por perfilho.

Keywords : lotação rotativa; Panicum maximum; taxa de acúmulo de forragem; taxa de alongamento das hastes; taxa de alongamento foliar; taxa de senescência foliar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License