SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Effect of different fat sources on intake, digestibility and blood urea nitrogen of feedlot water buffalo steers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

PAIXAO, Mônica Lopes et al. Variação diária na excreção de indicadores interno (FDAi) e externo (Cr2O3), digestibilidade e parâmetros ruminais em bovinos alimentados com dietas contendo uréia ou farelo de soja. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.3, pp. 739-747. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000300030.

Objetivou-se avaliar a variação na excreção diária de indicadores interno (FDAi) e externo (óxido crômico) e determinar o efeito de dois níveis de substituição da proteína do farelo de soja pelo nitrogênio não-protéico da uréia (0 e 100%) em dois níveis de oferta de concentrado (0,75 e 1,25% PV) sobre os consumos e as digestibilidades totais e parciais dos nutrientes. Foram avaliadas ainda as concentrações de N-NH3 no líquido ruminal e o pH. Utilizaram-se quatro novilhos holandeses com peso vivo médio inicial de 445 kg, fistulados no rúmen e abomaso. No estudo dos indicadores, adotou-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas os tratamentos, nas subparcelas os indicadores e nas subsubparcelas os cinco dias de coleta de fezes. Na avaliação das digestibilidades, utilizou-se o delineamento em quadrado latino 4 x 4, com quatro animais, quatro períodos experimentais e quatro tratamentos. O volumoso foi constituído de silagem de capim-elefante e silagem de sorgo na proporção de 80:20, respectivamente. Não houve interação para nenhuma das variáveis estudadas e não houve efeito do dia de coleta nem do tratamento no estudo dos indicadores. A FDAi subestimou os valores de digestibilidade e o Cr2O3 não diferiu estatisticamente da coleta total de fezes. Os consumos de todos os ingredientes, à exceção da FDN, aumentaram com a elevação dos níveis de concentrado e das digestibilidades de todos os nutrientes, exceto do EE. Apenas a digestão ruminal dos CNF foi alterada pelo aumento do nível de concentrado na dieta. O pH e o NH3 foram positivamente afetados quando a uréia esteve presente no concentrado. Não é necessário fazer coleta total de fezes durante cinco dias; os indicadores testados possibilitaram estimar satisfatoriamente as digestibilidade dos nutrientes.

Keywords : confinamento; digestibilidade; nitrogênio não-protéico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese