SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Chemical and bacterial additives association on the sugar cane ensilageEffect of outliers in contemporary groups on breeding value prediction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

EGITO, Andréa Alves do et al. Variabilidade genética do cavalo Pantaneiro utilizando marcadores RAPD-PCR. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.4, pp. 799-806. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000400007.

Amostras de sangue foram coletadas de cavalos Pantaneiros de cinco regiões dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. As raças Mangalarga Marchador, Árabe e Puro-Sangue Inglês (PSI) usando marcadores moleculares RAPD-PCR (Random Amplified Polymorphic DNA - Polymerase Chain Reaction) foram incluídas no intuito de se calcular as distâncias genéticas e comparar a variabilidade genética entre e dentro de cada uma das raças. Dos 146 primers escrutinados, 13 foram escolhidos para amplificação com cada um dos indivíduos das oito populações, gerando um total de 44 bandas polimórficas. Os resultados encontrados na Análise de Variância Molecular (AMOVA) indicam que grande parte da variabilidade genética detectada se deve a diferenças entre indivíduos dentro de populações (75,47%). Na análise da estimativa dos percentuais de variabilidade genética entre pares de populações, foram observados maiores valores para os pares formados entre as cinco populações de cavalo Pantaneiro e a raça Árabe, enquanto os menores percentuais ocorreram entre Pantaneiro e Mangalarga Marchador. Maior índice de diversidade gênica foi observado na raça Pantaneiro (0,3396). No dendrograma gerado pelo método UPGMA, a partir da matriz de similaridade obtida pelo coeficiente de Jaccard, houve distinção entre as raças naturalizadas (Pantaneiro e Mangalarga Marchador) e as exóticas (Árabe e PSI). Os resultados encontrados sugerem que o Pantaneiro apresenta maior variabilidade genética que os de outras raças e está estreitamente relacionado ao Mangalarga Marchador.

Keywords : AMOVA; Árabe; diversidade genética; Mangalarga Marcador; Puro-Sangue Inglês; recurso genético.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English