SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Chemical composition and metabolizable energy of corn hybrids for broilersPerformance, physiological and behavioral measurements of dairy calves in different housing systems: dry season author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

BAGALDO, Adriana Regina et al. Desenvolvimento intestinal de bezerros recém-nascidos aleitados com colostro de vacas tratadas com rbST. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.4, pp. 839-846. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000400013.

Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes níveis de IGF-I sobre os indicadores de atividade celular hepática e intestinal em bezerros recém-nascidos, 42 vacas holandesas gestantes foram aleatoriamente distribuídas em dois grupos. O grupo rbST recebeu hormônio de crescimento (500 mg rbST) e o grupo controle recebeu injeção de vitamina E. As aplicações se iniciaram aos 35 dias pré-parto e foram repetidas a cada 14 dias até o parto. Os recém-nascidos foram distribuídos aleatoriamente nas seguintes idades de abate: após o nascimento e sem a ingestão de colostro; e 2 e 7 dias de vida com ingestão de colostro das respectivas mães. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em estrutura fatorial 2 x 3, correspondendo aos grupos das mães e às idades dos bezerros. Amostras do fígado, do jejuno e do íleo foram coletadas. Os bezerros do grupo rbST apresentaram, no jejuno, menores níveis de DNA e proteína aos 7 dias de vida, enquanto a concentração de proteína nesse grupo aumentou aos 2 dias de vida. Esse efeito também foi observado na relação proteína/RNA. No grupo controle, o aumento de proteína foi verificado no 7º dia. Os indicadores de atividade celular analisados sugerem que o IGF-I adicional no colostro de vacas tratadas com rbST teve participação na maturação celular intestinal dos bezerros, sendo determinante no comportamento da primeira geração de enterócitos.

Keywords : atividade celular; bezerro; IGF-I; somatotropina; trato intestinal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese