SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Effects of replacing of corn and Tifton hay with forage cactus on microbial protein synthesis and nitrogen metabolism in lactating dairy cowsEffect of ewe pre-partum supplementation and weaning age on performance of feedlot finished lambs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

RODRIGUES, Carla Aparecida Florentino et al. Avaliação do consumo e de metabólitos plasmáticos de cabras gestantes com duas condições corporais alimentadas com dietas formuladas com diferentes níveis de energia. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.4, pp. 945-952. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000400026.

Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar as relações entre as diferentes condições corporais e os níveis de energia nas dietas sobre o consumo, a variação de peso e a concentração de ácidos graxos não-esterificados (AGNE) no plasma de cabras leiteiras. O período experimental correspondeu aos 30 dias antes da data prevista para o parto. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3, com duas condições corporais e três níveis de energia líquida (EL) nas dietas. Os animais foram distribuídos em grupos: o valor de escore corporal para o grupo 1 foi menor e, para o grupo 2, maior que 3,25. Foram oferecidas às cabras dietas isonitrogenadas (13% de PB), com diferentes níveis de EL: 1,1; 1,4 e 1,6 Mcal/kg de MS. Durante 21 dias antes da data prevista para o parto, foram coletadas amostras de sangue, em intervalos de sete dias, para análises da concentração de AGNE. Analisada individualmente, a condição corporal influenciou os consumos de MS e FDN, de modo que os animais com maior escore (>3,25) apresentaram menor consumo. Os níveis de EL das dietas influenciaram positivamente os consumos de MS e EL no final da gestação e a concentração de AGNE aos 14 dias antes do parto e no dia do parto. As cabras que consumiram a dieta menos energética apresentaram maiores concentrações de AGNE. Portanto, o pico de AGNE durante o final da gestação ocorreu quando o consumo de MS foi reduzido, ou seja, nos últimos 21 dias antes do parto.

Keywords : ácidos graxos não-esterificados; caprinos; consumo; pré-parto; período de transição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese