SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Effects of body condition score and dietary energy levels on performance of pregnant dairy goatsIntestinal availability and absorption of amino acids in steers fed diets supplemented with different protein sources author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

ROSA, Gilberto Teixeira da; SIQUEIRA, Edson Ramos de; GALLO, Sarita Bonagurio  and  MORAES, Sofia Simões Silveira. Influência da suplementação no pré-parto e da idade de desmama sobre o desempenho de cordeiros terminados em confinamento. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.4, pp. 953-959. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000400027.

Objetivou-se avaliar o efeito da suplementação no pré-parto e da idade à desmama sobre o desempenho de cordeiros terminados em confinamento. Foram utilizadas 44 matrizes mestiças Ile de France × Bergamácia acasaladas com cordeiro Ile de France mantidas em pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia, em sistema de pastejo rotacionado, até 30 dias antes do parto, quando foram separadas em dois grupos. No pré-parto, apenas o primeiro grupo (SUPL) recebeu suplementação (1% peso vivo) com dieta balanceada. Após o parto, ambos os grupos, com (SUPL) e sem suplementação (NS), receberam suplementação. Por sorteio, metade dos cordeiros de cada grupo foi desmamada aos 45 dias e a outra metade, aos 60 dias de idade. Após a desmama, os cordeiros foram mantidos em confinamento com dieta balanceada e abatidos aos 30 kg de PV, após jejum de sólidos de 16 horas. O peso e a condição corporal ao parto das ovelhas diferiram entre os grupos, o que não ocorreu ao desmame. Os peso ao nascimento e ao desmame, o ganho de peso do nascimento ao desmame e do desmame ao abate, o período em confinamento e a idade ao abate não diferiram entre os cordeiros. O peso ao desmame e o ganho de peso do desmame ao abate foram influenciados pela idade à desmama (os cordeiros apresentaram 0,20 kg aos 45 dias e 0,15 kg aos 60 dias de idade). A suplementação proporcionou melhor condição corporal às ovelhas e a desmama aos 45 dias promoveu melhor desempenho aos cordeiros.

Keywords : condição corporal; desmama; ganho de peso; ovino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese