SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Effect of ewe pre-partum supplementation and weaning age on performance of feedlot finished lambsIntake, digestibility and performance of dairy heifers fed coffee hulls replacing of corn silage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

ROSSI JUNIOR, Paulo; SAMPAIO, Alexandre Amstalden Moraes  and  VIEIRA, Paulo de Figueiredo. Disponibilidade e absorção de aminoácidos em bovinos alimentados com diferentes fontes de compostos nitrogenados. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.4, pp. 960-967. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000400028.

Objetivou-se estudar o fluxo e a absorção de aminoácidos em bovinos alimentados com dietas isoprotéicas formuladas com diferentes fontes nitrogenadas. As dietas foram fornecidas a bezerros holandeses canulados no abomaso, com 8 meses de idade e peso médio de 187 kg, em um total de 21 animais escolhidos aleatoriamente para formar o grupo que constituiu as repetições experimentais (sete por tratamento). As dietas experimentais foram constituídas de 40% de volumoso e 60% de concentrado. Como volumoso, utilizou-se feno de capim-de-rhodes e, no concentrado, utilizaram-se milho, farelo de algodão, levedura, uréia, melaço e minerais. As dietas diferiram apenas quanto à fonte nitrogenada (farelo de algodão, levedura ou uréia). As quantidades (g/dia) de aminoácidos no abomaso e a composição em aminoácidos da proteína presente no abomaso e nas fezes foram influenciadas pela fonte protéica da dieta. As fontes nitrogenadas não afetaram significativamente a digestão de aminoácidos no intestino. A disponibilidade de aminoácidos no abomaso e a absorção no intestino apresentaram valores inferiores aos descritos na literatura, provavelmente porque, neste trabalho, os animais foram submetidos à restrição de ingestão. As fontes nitrogenadas testadas influenciaram a composição e a disponibilidade de aminoácidos em bovinos.

Keywords : aminoácidos; digestibilidade; disponibilidade; farelo de algodão; levedura; uréia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese