SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4  suppl.Morphogenesis of tanzaniagrass submitted to fertilization and cut intensitiesManagement of Paspalum dilatatum Por. biotype Virasoro. 2. Seed production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

PALHANO, Ana Luisa et al. Características do processo de ingestão de forragem por novilhas holandesas em pastagens de capim-mombaça. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.4, suppl., pp. 1014-1021. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000500005.

Para avaliação da influência da estrutura do dossel de pastagens tropicais sobre o processo de ingestão de forragem por bovinos, cinco alturas de dossel (60, 80, 100, 120 e 140 cm) de uma pastagem de capim-mombaça (Panicum maximum, Jacq.) foram estabelecidas, em um delineamento inteiramente casualizado, com duas repetições. Quatro novilhas da raça Holandês Preto e Branco com coletores de fezes e urina foram utilizadas em testes de pastejo de 45 minutos. O número de bocados e o tempo de alimentação foram registrados com o uso de contadores e cronômetros. A massa de forragem total consumida foi obtida pela técnica de dupla pesagem. Com o aumento na altura do dossel, observou-se aumento linear na massa de bocado. O aumento do comprimento das lâminas foliares expandidas e em expansão resultou em consumo quase que individual de folhas, refletindo em aumento linear no tempo por bocado e em redução linear na taxa de bocados. Uma vez que o aumento no tempo por bocado foi proporcionalmente maior que o aumento da massa de bocado, a massa de forragem total consumida e a taxa de ingestão estabilizaram-se nas maiores alturas da pastagem. As limitações físicas impostas pela estrutura do dossel levaram a menor eficiência de captura de forragem pelos animais nas maiores alturas do dossel. O consumo de forragem foi maximizado à altura de 109,3 cm.

Keywords : bovinos; estrutura do dossel; massa de bocado; pastagem tropical.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese