SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue6Nutritive value and fermentation characteristics of elephantgrass silages with addition of coffee hullsEwe-lambs relationship in Morada Nova breed under three energy levels at the end of gestation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

HUBNER, Cristiano Haetinger et al. Consumo de nutrientes, produção e composição do leite de ovelhas alimentadas com dietas contendo diferentes níveis de fibra em detergente neutro. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.6, pp. 1882-1888. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000800023.

O experimento foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes níveis de fibra na dieta sobre o consumo de nutrientes e a produção e composição do leite de ovelhas. Dezoito ovelhas multíparas, confinadas 24 horas após o parto em baias individuais, foram distribuídas aleatoriamente em três níveis dietéticos de FDN (tratamento): 34, 43 e 52%. As dietas, constituídas por mistura completa de silagem de milho e concentrado (grão de milho triturado, farelo de soja e mistura mineral) foram formuladas para serem isoprotéicas (13% PB). A produção e a composição do leite foram avaliadas a cada sete dias, durante 42 dias. Houve influência do nível de FDN da dieta sobre os consumos de MS, MO, PB, EE, FDN, FDA, CNE e CT (kg/dia, %PV e g/kgPVº,75), que apresentaram comportamento quadrático. O máximo consumo de MS estimado correspondeu ao nível de 42,7% de FDN na dieta. Verificou-se efeito quadrático da produção de leite em função dos tratamentos, sendo a produção máxima estimada no nível de 39,8% de FDN na dieta. A relação entre proteína do leite e nível de FDN da dieta foi quadrática. A quantidade de gordura (g/dia) e a densidade do leite decresceram linearmente com o incremento do nível FDN na dieta. A produção de sólidos totais (g/dia) e as produções de leite corrigidas para 3,5% e para sólidos totais variaram de forma quadrática. O estádio da lactação influenciou a produção de leite, de modo que o pico da lactação situou-se entre a primeira e terceira semanas de lactação.

Keywords : concentrado; FDN; leite; nutrição; ovinos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese