SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue6  suppl.Economic values for milk production traits of dairy buffaloes in São Paulo StateHydrolyzed of intestinal mucosa of swine in substitution to blood plasma in diets of pigs from 21 to 49 days author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

CARVALHO, Amanda d'Ávila et al. Processamento da soja integral e uso em dietas para suínos: digestibilidade e metabolismo. R. Bras. Zootec. [online]. 2007, vol.36, n.6, suppl., pp. 2023-2028. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982007000900011.

Um experimento foi realizado para avaliar a soja integral (SI) processada a vácuo (SIvac) ou a vapor (SIvap) por meio da digestibilidade e do metabolismo em suínos. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (dieta controle; dieta com SIvac; dieta com SIvap; 40% SIvac + 60% dieta controle; 40% SIvap + 60% dieta controle) e quatro repetições cada um, considerando o animal a unidade experimental. Os coeficientes de digestibilidade da energia bruta foram 4 e 3% inferiores para as dietas com substituição do farelo de soja por SIvac ou SIvap, respectivamente. A substituição do farelo de soja por SIvac ou SIvap não alterou a digestão e o metabolismo do nitrogênio em suínos. Para a SI, os teores digestíveis de proteína e energia foram 10,4 e 4,0% superiores com o processamento a vácuo. A digestibilidade das dietas e o metabolismo da energia são similares em suínos alimentados com dietas contendo SIvac ou SIvap. Em suínos alimentados com dietas com SIvac ou SIvap, a digestibilidade das dietas e o metabolismo do nitrogênio não são diferentes. O processamento a vácuo melhora os teores digestíveis de proteína e energia da soja integral.

Keywords : digestibilidade; energia; nitrogênio; soja; processamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese