SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Genetic correlations among cow body size, condition score and productive traits in Canchim cowsCoffee hulls utilization in growing and finishing pigs feeding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

HAUSCHILD, Luciano et al. Relação do zinco e cobre plasmáticos com componentes nutricionais e desempenho de leitões: uma meta-análise. R. Bras. Zootec. [online]. 2008, vol.37, n.3, pp. 427-432. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982008000300007.

Foi realizada uma meta-análise para estudar a relação do zinco (Zn) e cobre (Cu) plasmáticos com os nutrientes da dieta e ganho de peso em leitões. A base de dados contemplou 18 publicações. As variáveis nutricionais consideradas na análise foram ingestões de PB, lisina, Ca, P, Cu e Zn. Foram realizadas análises de regressão por intermédio de modelos mistos. O Zn plasmático foi influenciado pelo P, Zn ingeridos e Cu plasmático. O P ingerido e Cu plasmático afetaram negativamente o Zn plasmático. A análise de regressão mostrou que, para cada grama de P total ingerido/kg PV0,6, houve redução de 0,043 mg/L de Zn plasmático. O Cu plasmático foi influenciado pelo Ca, P, Cu e o Zn ingerido. O Ca e Zn ingerido afetaram negativamente o Cu plasmático. O ganho de peso foi influenciado pela PB, Ca, lisina e Cu ingeridos e o Zn plasmático. O Zn ingerido apresentou efeito negativo no metabolismo do Cu, mas o Zn plasmático teve influência positiva no ganho de peso. Neste estudo de meta-análise, identificaram-se alguns fatores de origem dietética, como o P e Ca, que influenciam negativamente a absorção e o metabolismo de Zn e Cu em leitões.

Keywords : metabolismo; microminerais; modelos mistos; nutrientes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese