SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número4Ingestive behavior of Santa Inês sheep fed diets with cocoa mealEffects of enramycin and sodium monensin on nutrients digestibility in bovine fed with high-concentrate diets índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Zootecnia

versión On-line ISSN 1806-9290

Resumen

POLI, César Henrique Espírito Candal et al. Produção de ovinos de corte em quatro sistemas de produção. R. Bras. Zootec. [online]. 2008, vol.37, n.4, pp. 666-673. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982008000400012.

O desempenho potencial de cordeiros e ovelhas da raça Suffolk em pastagem de capim-tifton 85 (Cynodon spp.) e azevém (Lolium multiflorum) foi avaliado em diferentes sistemas de criação: cordeiros desmamados com 60 dias e mantidos em pastagem; cordeiros com ovelhas mantidos em pastagem; cordeiros com ovelhas mantidos em pastagem com creep feeding; cordeiros em confinamento alimentados com feno de alfafa + ração balanceada. Os tratamentos foram impostos quando os cordeiros apresentavam 60 dias de idade até o abate, aos 32 kg, e alocados em um delineamento inteiramente casualizado com três repetições. Nos tratamentos em pasto, utilizou-se o sistema de pastejo contínuo com lotação variável. Verificou-se efeito importante dos tratamentos no desempenho dos cordeiros. Os animais em confinamento destacaram-se pelo maior ganho de peso diário e pela menor idade de abate. A suplementação de 1% PV em creep feeding não teve efeito em cordeiros com mais de 60 dias de idade mantidos com as mães em pastagem de capim-tifton 85. A presença da mãe no pasto teve efeito importante e positivo no desempenho individual de cordeiros em comparação aos cordeiros desmamados aos 60 dias.

Palabras llave : confinamento; cordeiro; creep feeding; desmame; ovelha; Tifton 85.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués