SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue8Effect of different oils in the diet on lipogenesis and the lipid profile of nile tilapiasRuminal degradation of silage of elephantgrass wilted or with different levels of cocoa meal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

CARASSAI, Igor Justin et al. Recria de cordeiras em pastagem nativa melhorada submetida à fertilização nitrogenada: 1. Dinâmica da pastagem. R. Bras. Zootec. [online]. 2008, vol.37, n.8, pp. 1338-1346. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982008000800002.

Avaliou-se o efeito da fertilização com duas doses de nitrogênio (100 e 200 kg/ha, na forma de uréia) sobre as variáveis produtivas de uma pastagem nativa melhorada (3,12 ha divididos em piquetes de 0,52 ha), tendo como controle áreas sem aplicação de N. Utilizou-se um delineamento de blocos ao acaso com duas repetições. A pastagem foi mantida com lotação contínua e número variável de animais para manter oferta de forragem de 16% PV. Na primavera de 2004, aplicou-se 5-20-20 (250 kg/ha) e, no verão de 2005, o nitrogênio. A oferta de forragem total e a taxa de desaparecimento não diferiram entre as doses de nitrogênio ao longo do período experimental. A massa de forragem total diminuiu significativamente com o tempo e foi influenciada pelas doses de nitrogênio, em virtude do acúmulo anterior ao período experimental. As demais características avaliadas na pastagem não foram afetadas pelas doses de nitrogênio nem pelo tempo, em razão do déficit hídrico ocorrido. Não houve acúmulo de forragem durante a primeira metade do período experimental e a taxa de acúmulo somente se tornou positiva na metade final do experimento, conseqüentemente, a altura do pasto e a massa de forragem diminuíram significativamente ao longo da avaliação. A massa de forragem verde apresentou comportamento inverso ao do material morto (resposta quadrática), que aumentou inicialmente e diminuiu depois com o restabelecimento da condição hídrica. Assim, a oferta de forragem verde foi baixa e teve influência da interação dose × época. Os valores de densidade volumétrica foram mais baixos que os reportados para este tipo de pastagem, mas, ao final do período de observações, houve tendência de aumento da densidade de material verde. A altura do pasto e a massa de forragem tiveram alta correlação (r = 0,87), comprovando que, nesta condição, a altura do pasto pode ser usada para estimar a massa de forragem. Em condições de déficit hídrico, a aplicação de nitrogênio não contribui para a expressão de resposta das características estudadas.

Keywords : altura do pasto; densidade volumétrica; lotação contínua; massa de forragem; oferta de forragem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese