SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número9Desempenho de bezerros em pastagem de capim-marandu recebendo suplementação com concentrados balanceados para diferentes níveis de produçãoAvaliação bromatológica e perfil de ácidos graxos da carne de frangos de corte alimentados com rações contendo farinha de peixe ou aveia-branca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

FONTES, Carlos Augusto de Alencar et al. Eficiência de utilização da energia alimentar para a produção de bezerros em vacas Nelore e mestiças. R. Bras. Zootec. [online]. 2008, vol.37, n.9, pp. 1650-1659. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982008000900018.

Objetivou-se avaliar a eficiência de conversão da matéria seca (MS) e da energia metabolizável (EM) da dieta em ganho de peso e em peso de bezerro desmamado por vaca. Utilizaram-se 13 vacas Nelore, 13 mestiças F1 Simental × Nelore (SN) e 13 F1 Limousin × Nelore (LN) com 5 a 9 anos de idade e suas respectivas crias. Entre 15 e 210 dias pós-parto, as vacas foram mantidas em baias individuais, juntamente com os bezerros. Utilizaram-se rações contendo, na MS, 30% de concentrado e 70% das silagens de milho e sorgo na primeira e segunda metades do período experimental, respectivamente. O conteúdo de energia metabolizável das dietas foi obtido utilizando-se o fator 0,82 na conversão da energia digestível, determinada experimentalmente, em energia metabolizável. A produção de leite foi determinada mensalmente utilizando-se o método da diferença de peso dos bezerros. A eficiência foi avaliada considerando as relações: kg de bezerro desmamado e kg de ganho de peso de bezerro por kg de MS; ou por Mcal de EM ingeridos pela vaca; ou pelo par vaca/bezerro no período de lactação: ou foram estimadas para todo o ano. Foi ainda considerada a relação peso do bezerro/peso da vaca (PB/PV) à desmama. As vacas mestiças apresentaram maior eficiência de conversão da MS e da energia alimentar em peso de bezerro desmamado e em ganho de peso de bezerro. Apresentaram ainda as mais elevadas relações PB/PV à desmama. Os dois grupos de mestiças não diferiram quanto à eficiência. A utilização de matrizes obtidas por cruzamento entre bovinos de raças européias e bovinos Nelore possibilita elevar a eficiência do sistema na fase de cria.

Palavras-chave : conversão da energia; conversão da matéria seca; Limousin; Simental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português