SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número9Digestibility coefficient and ruminal characteristics of cattle fed ration containing brewer grainsUrea levels in multiple supplements for finishing beef cattle on palisade grass pasture during the rainy to dry transition índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Zootecnia

versión On-line ISSN 1806-9290

Resumen

RABELO, Mário Márcio Arakaki et al. Digestibilidade dos nutrientes e parâmetros ruminais de bovinos de corte alimentados com rações contendo bagaço de cana-de-açúcar obtido pelo método de extração por difusão ou por moagem convencional. R. Bras. Zootec. [online]. 2008, vol.37, n.9, pp. 1696-1703. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982008000900024.

Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da utilização do bagaço de cana-de-açúcar in natura (BIN), obtido pelo método de extração do açúcar por difusão (BINdif) ou moagem convencional (BINmoa) como fonte de fibra íntegra, associado ao bagaço tratado sob pressão e vapor (BTPV) sobre a digestibilidade dos nutrientes e os parâmetros ruminais de bovinos de corte. Quatro machos da raça Nelore, não-castrados, com fístulas ruminais e peso vivo médio inicial de 380 kg, foram distribuídos em delineamento experimental quadrado latino 4 × 4. Os tratamentos foram compostos das combinações dos bagaços: 5% BINmoa + 45% BTPV; 5% BINdif + 45% BTPV; 10% BINdif + 40% BTPV; 15% BINdif + 35% BTPV. A utilização do BIN obtido por difusão, mesmo no nível mais elevado, não teve efeito sobre a digestibilidade dos nutrientes (MS, MO, PB, FDN, FDA e EE) da dieta. Entretanto, o fornecimento do bagaço obtido por difusão provocou redução nos consumos de MS, MO, PB e FDN em relação ao bagaço obtido por moagem. A produção total de ácidos graxos voláteis no rúmen, a porcentagem molar dos ácidos acético, propiônico e butírico, a relação acético/propiônico, o pH ruminal e a concentração ruminal de nirogênio amoniacal não diferiram entre os bagaços fornecidos. A utilização do bagaço obtido pelo processo de difusão ou de moagem convencional como fonte de fibra íntegra associado ao bagaço tratado sob pressão e vapor não prejudicou a digestibilidade dos nutrientes e os parâmetros ruminais de bovinos de corte alimentados com rações contendo 50% de concentrado.

Palabras llave : ácidos graxos voláteis; fonte de fibra; Nelore; subproduto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués