SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número7Utilização de óleo de soja em rações para vacas leiteiras no período de transição: consumo, produção e composição do leiteDesempenho de vacas leiteiras recebendo concentrado em diferentes níveis, associado ou não a própolis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

SILVA, Cristiano Viana da et al. Consumo, digestibilidade aparente dos nutrientes e desempenho de vacas leiteiras em pastejo com dietas com diversos níveis de concentrado e proteína bruta. R. Bras. Zootec. [online]. 2009, vol.38, n.7, pp. 1372-1380. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982009000700029.

Avaliaram-se os efeitos de quatro níveis de concentrado - NC (0, 1, 3 e 5 kg/vaca/dia) e dois de proteína bruta - PB (11 e 13% na matéria seca total) sobre o consumo, a digestibilidade e o desempenho de vacas leiteiras. Utilizaram-se oito vacas mestiças Holandês-Zebu com 520 ± 40 kg, distribuídas em um quadrado latino 8 × 8 em oito períodos de 10 dias para avaliação dos efeitos de tratamento, animal e período. O experimento foi conduzido em pastagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum) na estação chuvosa e os concentrados foram constituídos de fubá de milho, farelo de soja, ureia e mistura mineral. O consumo de matéria seca (MS) não diferiu entre os tratamentos e o consumo do pasto tendeu a diminuir com o aumento de NC. Os consumos de PB e carboidratos não-fibrosos (CNF) aumentaram de acordo com os NC e PB na dieta, enquanto os consumos de nutrientes digestíveis totais, CNF, fibra em detergente neutro (FDN) e extrato etéreo aumentaram somente com aumento de NC. Os coeficientes de digestibilidade (CD) da MS e CNF aumentaram e diminuíram, respectivamente, com o aumento do NC, enquanto o CD da PB aumentou com os NC e PB e o CD da FDN aumentou com o nível de PB na dieta. A produção de leite aumentou somente com os NC. Os constituintes do leite não foram influenciados pelos NC, mas houve aumento do teor de lactose e extrato seco do leite com o aumento da PB na dieta. Vacas em pastagem no período das águas e produzindo 12 kg de leite/dia podem receber dietas contendo 11% de PB e a resposta à suplementação é baixa, variando de 0,63 a 0,22 kg de leite/kg de concentrado, em comparação aos 2,2 kg/kg sugerido pelo NRC 2001 de gado de leite.

Palavras-chave : composição do leite; energia; nutrição; pastagem; ração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português