SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número10Seleção entre e dentro de famílias e seleção combinada em famílias de meio-irmãos de Panicum maximum Jacq.Tipos e volumes de diluentes para inseminação artificial intrauterina em suínos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

MARTUSCELLO, Janaina Azevedo et al. Níveis críticos de fósforo no solo e na parte aérea no estabelecimento de capim- elefante. R. Bras. Zootec. [online]. 2009, vol.38, n.10, pp. 1878-1885. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982009001000004.

O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar os efeitos da forma de aplicação de fósforo, da amostragem do solo e do espaçamento entre linhas de plantio sobre os níveis críticos de fósforo no solo e na planta para o estabelecimento de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.) cv. Napier. Os tratamentos foram distribuídos em três blocos ao acaso e consistiram de cinco níveis de fósforo (0; 1; 2; 3,3 e 5, correspondentes às doses de 0, 30, 60, 100 e 150 kg/ha de P, na aplicação localizada no fundo do sulco e a 0, 60, 120, 200 e 300 kg/ha de P, na aplicação distribuída no sulco), duas formas de aplicação (localizada e distribuída no sulco) e dois espaçamentos entre linhas de plantio (0,5 e 1,0 m). Os teores de fósforo foram quantificados nas amostras de solo retiradas à profundidade de 0 a 20 cm sobre as linhas de plantas recém-colhidas e entre as linhas de plantio. Nas amostras de forragem colhidas em dois cortes, foram determinadas as concentrações de fósforo e a produção de matéria seca. A produção de matéria seca no maior espaçamento foi bastante inferior à do espaçamento de 0,5 m entre linhas de plantio. No maior espaçamento, maiores níveis críticos foram observados, tanto no solo quanto na planta. O fósforo aplicado localizadamente resultou em maiores valores de nível crítico no solo, enquanto, na parte aérea das plantas, verificou-se o inverso. Os níveis críticos de fósforo na parte aérea diminuíram do primeiro para o segundo corte, independentemente da forma de aplicação, enquanto no solo esse efeito só ocorreu quando o fósforo foi aplicado de forma localizada.

Palavras-chave : amostragem do solo; aplicação de fósforo; espaçamento; localização de fósforo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português