SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número11Degradação ruminal e digestibilidade intestinal da proteína bruta de alimentos para bovinosSubstituição da palma-gigante por palma-miúda em dietas para bovinos em crescimento e avaliação de indicadores internos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão impressa ISSN 1516-3598versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

PINTO, Andréa Pereira et al. Digestibilidade, consumo, desempenho e características de carcaça de tourinhos mestiços confinados com cana-de-açúcar ou silagem de sorgo. R. Bras. Zootec. [online]. 2009, vol.38, n.11, pp.2258-2263. ISSN 1516-3598.  https://doi.org/10.1590/S1516-35982009001100027.

Objetivou-se avaliar a digestibilidade, o consumo, o desempenho e as características de carcaça em tourinhos mestiços confinados alimentados com dietas balanceadas, à base de cana-de-açúcar ou de silagem de sorgo. Na avaliação da digestibilidade e no confinamento, foram utilizados, respectivamente, quatro e 18 tourinhos mestiços por dieta, alojados em baias individuais, em delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos (silagem de sorgo + 1,0% do peso vivo em concentrado; e cana-de-açúcar picada + 1,2% do peso vivo em concentrado). As dietas foram calculadas para que tivessem em torno de 12% de proteína bruta. Não foi observada diferença no consumo e na digestibilidade de matéria seca, matéria orgânica, proteína bruta, fibra em detergente neutro e carboidratos totais entre os animais alimentados com silagem de sorgo ou canade-açúcar. Os animais alimentados com cana-de-açúcar apresentaram pior conversão alimentar e menor ganho médio diário. Não foram observadas diferenças no peso vivo, peso de carcaça quente, rendimento de carcaça, conformação das carcaças, área de olho-de-lombo, espessura da gordura subcutânea, espessura de coxão, cor, textura e marmoreio da carne e porcentagem de osso, de músculo e de gordura. As carcaças foram classificadas, na média, como muito boas menos. A cana-de-açúcar em substituição à silagem de sorgo não influenciou as variáveis estudadas, com exceção da conversão alimentar, do ganho médio diário, da ingestão e da digestibilidade de fibra em detergente ácido. A cana-de-açúcar, se utilizada como único volumoso, pode reduzir o desempenho dos animais.

Palavras-chave : conversão alimentar; espessura de gordura subcutânea; ganho médio diário; nutrientes digestíveis totais; rendimento de carcaça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons