SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número11Replacement of giant forage cactus by small forage cactus to growing dairy cattle diets and evaluation of internal markesApplication of a model of management by macroprocesses to a beef cattle enterprise: a case study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Zootecnia

versión On-line ISSN 1806-9290

Resumen

BARROS, Carina Simionato de et al. Rentabilidade da produção de ovinos de corte em pastagem e em confinamento. R. Bras. Zootec. [online]. 2009, vol.38, n.11, pp. 2270-2279. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982009001100029.

Os objetivos neste trabalho foram analisar a viabilidade econômica de sistemas de produção de cordeiros e identificar os componentes de maior influência no custo de produção. O estudo foi realizado em duas etapas. Na etapa 1, realizou-se a comparação de quatro sistemas de terminação de cordeiros: 1) desmame aos 60 dias e terminação em pasto; 2) cordeiro com mãe em pasto; 3) cordeiro com mãe em pasto e concentrado (1% PC/dia) em creep feeding; e 4) desmame aos 60 dias e confinamento. Na etapa 2, um módulo de 150 ovelhas em 9 ha de pasto cultivado nos sistemas em pastagem e 7 ha no confinamento foi proposto a partir do experimento para avaliações econômicas, considerando a venda de cordeiro vivo terminado ou abate e venda de carne, além da venda de matrizes. Foram realizados cálculos de custo fixo (depreciação), variável (materiais, mão-de-obra, transporte, abate, juros, conservação, despesas gerais) e total (fixo+variável), lucratividade e rentabilidade, valor presente líquido, taxa interna de retorno e custo/benefício. O maior custo total foi observado no confinamento e o menor, no sistema de cordeiro terminado com a mãe em pasto. A margem líquida na venda de cordeiros foi negativa em todos os sistemas. A venda de carne apresentou margem líquida negativa apenas para terminação em confinamento. A taxa interna de retorno para venda de carne foi: 1,4% no desmamado em pasto; 4,3% no de cordeiro com mãe em pasto; 2,1% no creep feeding; e -2,3% no confinamento. Os componentes do custo operacional total com maior influência sobre o custo de produção nos sistemas a pasto, em ordem decrescente, foram mão-de-obra e alimentação; no confinamento, foram alimentação e mão-de-obra. A venda da carne apresentou lucratividade maior que a venda de cordeiro vivo, com maior valor no sistema sem desmame terminado na pastagem.

Palabras llave : custo de produção de ovinos; lucratividade da criação de ovinos; margem da venda de cordeiro; resultado econômico da criação ovina; venda de carne ovina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués