SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue12Estimates of heritabilities and correlations for visual scores, weight and height at 550 days of age in Nelore cattle herdsRactopamine for finishing barrows fed restricted or ad libitum diets: performance and nitrogen balance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

Print version ISSN 1516-3598

Abstract

NEVES, Haroldo Henrique de Rezende; CARVALHEIRO, Roberto; FRIES, Luiz Alberto  and  QUEIROZ, Sandra Aidar de. Uso combinado de sêmen sexado e acasalamento dirigido sobre uma população de bovinos de corte submetida a seleção: estudo de simulação. R. Bras. Zootec. [online]. 2009, vol.38, n.12, pp. 2368-2374. ISSN 1516-3598.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982009001200011.

Desenvolveu-se um estudo de simulação estocástica com o objetivo de verificar as consequências do uso combinado de acasalamento dirigido e sêmen sexado em uma população de bovinos de corte sob seleção. Simularam-se seis gerações de seleção para três cenários de acasalamento e uso de sêmen sexado. O primeiro cenário foi caracterizado por acasalamento aleatório e uso exclusivo de sêmen convencional. O segundo cenário caracterizou-se pelo uso de acasalamento associativo positivo nas 40% melhores vacas e acasalamento associativo negativo nas demais, sem uso de sêmen sexado. O terceiro cenário seguiu o mesmo procedimento de acasalamento do segundo, combinando-o com uso de sêmen sexado nas vacas submetidas a acasalamento associativo positivo. O acasalamento associativo positivo teve maior impacto no progresso genético que o uso de sêmen sexado, apesar de ter aumentado a incidência de endogamia na população. O uso de acasalamento associativo negativo foi ineficiente em reduzir a variabilidade dos animais destinados ao abate. O uso combinado de acasalmento associativo positivo e sêmen sexado aumentou a produção de animais geneticamente superiores.

Keywords : acasalamento associativo negativo; acasalamento associativo positivo; seleção; simulação estocástica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese