SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue12Nutritional requirements of digestible methionine + cystine for Japanese quails in production phaseInclusion of guava wastes in feed for broiler chickens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

Print version ISSN 1516-3598

Abstract

JUNQUEIRA, Otto Mack et al. Uso de aditivos em rações para suínos nas fases de creche, crescimento e terminação. R. Bras. Zootec. [online]. 2009, vol.38, n.12, pp. 2394-2400. ISSN 1516-3598.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982009001200015.

Este trabalho foi conduzido com o objetivo de verificar o efeito da adição de antibiótico, probiótico, prebiótico e gluconato de sódio para suínos no período de 28 a 142 dias de idade, correspondente às fases de creche, crescimento e terminação. Foram utilizados 168 leitões desmamados aos 21 dias de idade, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em 42 baias com quatro suínos machos castrados em cada unidade experimental, com seis repetições e sete dietas: ração basal (controle negativo); ração basal + antibiótico; ração basal + probiótico; ração basal + prebiótico; ração basal + probiótico + prebiótico (simbiótico); ração basal + gluconato de sódio; ração basal + gluconato de sódio + probiótico. O desempenho dos animais diferiu entre as dietas e foi melhor nos animais que receberam ração com aditivos no período de 28 a 142 dias de idade. Entre os aditivos, o simbiótico foi mais eficiente, pois promoveu os melhores resultados de ganho de peso e conversão alimentar. Do mesmo modo, a adição de gluconato de sódio + probiótico, prebiótico e probiótico nas rações foi mais eficiente que a adição de antibiótico. A utilização dos aditivos avaliados em substituição ao antibiótico não compromete as características de carcaça e a morfometria intestinal. A associação do probiótico e prebiótico (simbiótico) estudados melhora o desempenho dos suínos nas fases de creche, crescimento e terminação.

Keywords : antibiótico; gluconato de sódio; prebiótico; probiótico; simbiótico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese