SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Chemical and microbiological characteristics of sugar cane silages treated with microbial inoculantsMorphological acclimation of temperate forages to patterns and levels of shade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

DIFANTE, Gelson dos Santos et al. Desempenho e conversão alimentar de novilhos de corte em capim-tanzânia submetido a duas intensidades de pastejo sob lotação rotativa. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 33-41. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100005.

O experimento foi realizado para avaliar o valor nutritivo da forragem, o desempenho e a conversão alimentar de novilhos em pastos de Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia submetidos a duas intensidades de pastejo rotativo (resíduos de 25 e 50 cm), associadas a intervalo de pastejo correspondente ao tempo necessário para que o dossel forrageiro interceptasse 95% da luz incidente durante a rebrotação. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos casualizados, com duas repetições. Foram avaliados a altura do dossel pré-pastejo, os intervalos de pastejo, o ganho de peso individual, a conversão alimentar, a taxa de lotação e o ganho de peso por unidade de área. Pastos manejados com o resíduo 50 cm apresentaram maior número de ciclos de pastejo em relação àqueles manejados com resíduo de 25 cm. O maior ganho de peso médio diário foi registrado nos pastos manejados com 50 cm de resíduo (801 g/dia) em relação àqueles manejados com de 25 cm de resíduo (664 g/dia). Em contrapartida, a taxa de lotação foi mais alta nos pastos manejados com o resíduo 25 cm, fazendo com que os ganhos de peso por unidade de área fossem 601 e 559 kg/ha para os resíduos de 25 e 50 cm, respectivamente. O manejo do pasto visando altura de resíduo de 25 cm proporciona maiores ganhos de peso por unidade de área e maior uniformidade de produção e o resíduo de 50 cm promove maior ganho individual e maior número de ciclos de pastejo.

Keywords : bovinos de corte; ganho de peso por unidade de área; ganho médio diário; manejo do pastejo; resíduo pós-pastejo; taxa de lotação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese