SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Morphological acclimation of temperate forages to patterns and levels of shadeLosses and nutritional value of corn, Sudan sorghum, forage sorghum and sunflower silages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

GLIENKE, Carine Lisete et al. Ecologia do pastejo por cordeiras em pastagem de azevém e trevo-vermelho sob diversas intensidades de desfolha. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 51-60. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100007.

Estudou-se a relação entre a dinâmica do pasto e o comportamento ingestivo de cordeiras em pastagem de azevém (Lolium multiflorum Lam.) e trevo-vermelho (Trifolium pratense L.) em diferentes intensidades de desfolha. O pastejo foi rotacionado e o intervalo entre pastejos foi determinado pela soma térmica de 313 graus-dia. Os valores de desaparecimento da altura do dossel no pré-pastejo foram de 65 (muito alta), 58 (alta), 47 (média) e 37% (baixa), respectivamente. A estrutura vertical do pasto foi semelhante entre as intensidades de desfolha testadas. A oferta de forragem diminuiu linearmente com o aumento da intensidade de desfolha, com redução de 0,35 bocado/minuto a cada 1% a mais na oferta de forragem. A taxa de bocados e o número de bocados/estação alimentar reduziram com a diminuição da contribuição de folhas na estrutura da pastagem, acompanhada do aumento do teor de FDN e da redução do teor de PB no pasto ingerido pelas cordeiras. O ciclo do pasto é mais importante que as intensidades de desfolha testadas para provocar mudanças nos padrões de deslocamento e nas estações alimentares de cordeiras.

Keywords : comportamento ingestivo; estações alimentares; estrutura do pasto; Lolium multiflorum; taxa de bocados; Trifolium pratense.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English