SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Grazing ecology of female lambs on Italian ryegrass plus red clover pasture under different defoliation intensitiesForage production and stocking rate of Coastcross pastures overseeded with winter grasses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

OLIVEIRA, Leandro Barbosa de et al. Perdas e valor nutritivo de silagens de milho, sorgo-sudão, sorgo forrageiro e girassol. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 61-67. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100008.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as perdas e o valor nutritivo de silagens de diferentes forrageiras (milho, sorgo-sudão, sorgo forrageiro e girassol) ensiladas no momento ideal de cada cultura. Utilizou-se um delineamento inteiramente ao acaso, com quatro forrageiras e cinco repetições. As forragens foram ensiladas em silos de PVC com 50 cm de altura e 10 cm de diâmetro, providos de válvula de Bunsen, que foram armazenados por 60 dias. As perdas por gases e por efluente foram avaliadas por diferença de peso antes e após a ensilagem. As perdas por gases foram relativamente pequenas em comparação às perdas por efluente. A silagem de milho se destacou por apresentar menores perdas, enquanto as de girassol e sorgo-sudão apresentaram maiores perdas por efluente. A silagem de sorgo-sudão possui menor valor nutritivo, em decorrência dos maiores teores das frações fibrosas, enquanto a de milho destaca-se positivamente pelo seu valor nutricional.

Keywords : conservação; efluente; ensilagem; forragem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese