SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Losses and nutritional value of corn, Sudan sorghum, forage sorghum and sunflower silagesIntake, nutrients digestibility and nitrogen balance of elephant grass silages with mango by-product addition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

OLIVO, Clair Jorge et al. Produção de forragem e carga animal de pastagens de Coastcross sobressemeadas com forrageiras de inverno. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 68-73. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100009.

O objetivo nesta pesquisa foi avaliar a produção de forragem e a carga animal de quatro pastagens: Coastcross (Cynodon dactylon L. Pers.) sobressemeada com azevém (Lolium multiflorum Lam. cv. Comum); Coastcross sobressemeada com azevém e trevo-branco (Trifolium repens L., cv. Yi); azevém e trevo branco; e azevém. O experimento foi realizado no período entre 15 de maio e 24 de outubro de 2006, quando foram realizados cinco ciclos de pastejo. Utilizaram-se vacas da raça Holandesa recebendo concentrado (3,5 kg/dia) como suplemento alimentar. Nos períodos pré e pós-pastejo, foram avaliadas a massa de forragem, as composições botânica e estrutural da pastagem e a carga animal. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro tratamentos (pastagens), duas repetições (piquetes) e cinco períodos de avaliação (pastejos). Não foram detectadas diferenças entre pastagens para as médias de massa de forragem e carga animal. As pastagens exclusivamente de azevém tiveram maiores produções de lâminas foliares de azevém. As pastagens sobressemeadas apresentaram maior produção de forragem. A sobressemeadura do azevém e do trevo-branco em Coastcross permite estender o período de utilização da pastagem anual e aumenta a produção de forragem.

Keywords : bovinos leiteiros; carga animal; composição estrutural; pastagens de inverno; pastagens mistas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese