SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Intake, nutrients digestibility and nitrogen balance of elephant grass silages with mango by-product additionSugarcane silage production treated with additives at different times post burning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

REGO, Margareth Maria Teles et al. Características bromatológicas e fermentativas de silagens de capim-elefante contendo subproduto da manga. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 81-87. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100011.

Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum.) com 0; 4; 8; 12 e 16% de subproduto do processamento de manga (Mangifera indica L.) desidratado, com base na matéria natural. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Como silos experimentais, foram utilizados tambores plásticos de 210 L. Determinaram-se os teores de nutrientes, os valores de pH e os teores de nitrogênio amoniacal (N-NH3, % do N total), ácido lático, acético, propiônico e butírico. Os teores de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), carboidratos não-fibrosos (CNF), nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDN), ácido lático e ácido propiônico aumentaram com a adição do subproduto de manga. Os teores de FDN, FDA e hemicelulose, o pH e o N-NH3 (% do N total), no entanto, diminuíram com a adição do subproduto de manga. A adição do subproduto de manga teve efeito quadrático sobre os teores de ácido acético e butírico, mas não influenciou a composição em carboidratos totais e nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA), que não diferiu entre as silagens. O subproduto de manga pode ser utilizado na ensilagem do capim-elefante, uma vez que adições acima de 8,6% melhoram o processo fermentativo das silagens. No entanto, essas silagens apresentam baixos níveis de proteína e elevados teores de extrato etéreo e de compostos nitrogenados complexados à fibra (NIDN e NIDA), o que pode comprometer seu aproveitamento pelos animais.

Keywords : fermentação; Mangifera indica; Pennisetum purpureum; valor nutritivo.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English