SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Morphologic and productive characteristics of tropical forage legumes under two harvest frequenciesChemical composition, digestibility and in situ degradation of sheep diet on Tanzania grass with three defoliation frequencies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

SIQUEIRA, Gustavo Rezende et al. Queima e aditivos químicos e bacterianos na ensilagem de cana-de-açúcar. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 103-112. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100014.

Objetivou-se avaliar o efeito da queima e do uso de aditivos (ureia, benzoato de sódio, hidróxido de sódio (NaOH), Propionibacterium acidipropionici + Lactobacillus plantarum e Lactobacillus buchneri) na ensilagem de cana-de-açúcar. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 (cana-de-açúcar crua e queimada) × 6 (cinco aditivos mais o grupo controle) com três repetições. Determinaram-se as perdas durante o processo fermentativo nas formas de gases e de efluentes e a recuperação de matéria seca (MS). Maior recuperação de MS foi observada nas silagens de cana-de-açúcar queimada (77,3%) em relação às silagens de cana crua (73,1%). As recuperações de MS observadas nas silagens tratadas com NaOH ou L. buchneri foram de 84%, enquanto das silagens controle, 69%. No período após abertura, uma variável importante é a inibição da elevação do pH, nesse caso, medida pela variação do pH. Destacam-se como inibidores da variação do pH o benzoato de sódio e o L. buchneri, que promoveram variação do pH de 0,05 e 0,18 unidade de pH, respectivamente. A ensilagem da cana-de-açúcar sem aditivos, crua ou queimada, é uma estratégia que resulta em grandes perdas quantitativas, que podem ser evitadas pelo uso de aditivos. Entre os aditivos avaliados, o L. buchneri é o que atua de forma mais satisfatória nas fases de fermentação e pós-abertura de silagens de cana-de-açúcar crua ou queimada.

Keywords : estabilidade aeróbia; fermentação; inoculantes; perdas; silagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese