SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Burning and chemical and bacterial additives in sugar cane silageMilk production and composition of dairy cows grazing elephant grass under two grazing intervals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

VALENTE, Bruno Stefano Miranda et al. Composição químico-bromatológica, digestibilidade e degradação in situ da dieta de ovinos em capim-tanzânia sob três frequências de desfolhação. R. Bras. Zootec. [online]. 2010, vol.39, n.1, pp. 113-120. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010000100015.

Objetivou-se avaliar a composição químico-bromatológica, a digestibilidade e a degradação in situ da matéria seca da dieta consumida por ovinos em pastagem de Panicum maximum cv. tanzânia sob três frequências de desfolhação, determinadas pela interceptação da radiação fotossinteticamente ativa (IRFA) de 85, 95 e 97% no 1º e 4º dias de pastejo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com arranjo fatorial 3 × 2 (três frequências de desfolhação e dois dias de pastejo), com quatro repetições (piquetes) por tratamento. Para determinação da composição químico-bromatológica e da digestibilidade e ensaio de cinética de degradação da matéria seca da dieta, foi realizada uma simulação de pastejo no 1º e 4º dias de ocupação. A diminuição da frequência de desfolhação piorou a composição químico-bromatológica, a digestibilidade e a degradação do capim-tanzânia. Recomenda-se frequência de desfolhação no capim-tanzânia menor ou igual a 95% de interceptação da radiação fotossinteticamente ativa visando à manutenção da qualidade do pasto.

Keywords : interceptação da radiação fotossinteticamente ativa; Panicum maximum; sistema de produção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese